Palavras-chave:
Produtividade Acadêmica, Produção Científica, Métricas de Produtividade
Resumo
O artigo faz uma análise da construção do pensamento da produtividade acadêmica, que predomina em todas as instituições de ensino e agências de fomento. Objetiva abordar caminhos alternativos que podem auxiliar em uma avaliação mais humana e menos mecanicista. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica que subsidiou o desenvolvimento do estudo. Conclui com a visão de que existe um movimento crescente entre universidades, principalmente, europeias para utilizar métricas de produtividade como complementares e que podem ser tornar tendência ao modelo fordista da produtividade acadêmica.
Biografia do Autor
Skrol Salustiano, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT em convênio com a ECO/UFRJ, mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2019), especialista em Gestão da Comunicação Institucional (UCB), bacharel em Comunicação Social (Faesa). Pesquisador dos Estudos Métricos da Informação (Cibermetria, Cientometria, Webometria, Métricas Sociais e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Data Science, Materialidades Digitais e Comunicação de Massa.
Fabio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Fábio Castro Gouveia é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Brasil, líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Metrias - (Scimetrics) e pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais (https://fiocruz.tghn.org/zikanetwork/). Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências), fez um pós-doutoramento curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) selecionado no edital 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities. Foi o ganhador, junto com Elaine Rabello, do Altmetric Research Award for Promising Altmetrics Research de 2020. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT/UFRJ e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz. Desenvolve pesquisas na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.
Seção
Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica