Aeronaves não tripuladas

uma análise científica e tecnológica em nível mundial

Autores

Palavras-chave:

Drones, Aeronaves não tripuladas, Prospecção tecnológica, Bibliometria

Resumo

Aeronaves não tripuladas são conhecidas popularmente como drones, e designam todo veículo monitorado à distância ou de modo automático sem a presença de pilotos.  O objetivo deste trabalho consiste em apresentar os resultados preliminares acerca da produção científica e tecnológica sobre a temática “aeronaves não tripuladas” em âmbito internacional, nos últimos 10 anos. Como metodologia utilizou-se os princípios da bibliometria e patentometria. Os resultados evidenciaram que a China encontra-se em desenvolvimento nesse setor com o seu avanço tecnológico nas pesquisas científicas e depósitos de patentes.

 

Biografia do Autor

Drielle Cristina da Cruz Souza Afonso, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC)

Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente
é Sargento Técnico-Temporário do Exército Brasileiro, servindo no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC).

Maria Simone de Menezes Alencar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora na área de Gestão e Inovação Tecnológica pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para apoio à Inovação (LabINOVA), financiado pela FAPERJ.

Downloads

Publicado

2022-07-20