O acesso à produção científica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

um estudo a partir da Web of Science

Autores

Palavras-chave:

Acesso aberto, IFRN, Rede Federal, Produção científica

Resumo

Apresenta o cenário da produção científica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte indexada na Web of Science até dezembro de 2021 e discute sobre aspectos relacionados ao acesso aberto. Quanto à metodologia utilizada, caracteriza-se quanto aos objetivos estabelecidos como uma pesquisa de natureza descritiva. A partir dos dados coletados, verificou-se o aumento da produção científica indexada na base, sendo mais representativa nas áreas Mulltidisciplinar, Ciências da Vida e Tecnologia. Em relação ao acesso aberto se observa uma quantidade significativa de artigos disponíveis no formato gold (56,6%), com ocorrência de cobrança de taxa de processamento de artigos.  

Biografia do Autor

Bruna Laís Campos do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRN)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pela UFPE (2015).  Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Lajes. 

Fábio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE (PPGCI/UFPE), e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). 

Downloads

Publicado

2022-07-20