Correlações entre indicadores de citação e altmétricos

análise de artigos brasileiros com colaboração internacional

Autores

Palavras-chave:

Altmetria, Correlação, Bibliometria, Citação

Resumo

Investiga a correlação de indicadores de citação e altmétricos em relação à países e idiomas. Analisou-se dados de 22.170 artigos extraídos da base Scopus (2017-2021).Verificou-se que as maiores correlações estão entre os indicadores de citação (Crossref/Scopus). A mídia com maior correlação com os indicadores de citação foi o Mendeley. Em geral, existe correlação semelhante entre os indicadores dos países, sendo uma das exceções os dos Estados Unidos. Em relação a língua, as correlações mais altas são dos indicadores dos artigos em inglês, sendo uma das excessões os artigos em português, que apresentaram correlações maiores entre Crossref/Twitter e Scopus/Mendeley.

Biografia do Autor

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado na Universidade de Brasília. Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). 

Marcia Regina da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2022-07-20