Interdisciplinaridade da Ciência da Informação

regras de associação (Apriori) e áreas de atuação

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Regras de associação, Ciência da Informação

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar a interdisciplinaridade na Ciência da Informação (CI), identificando as relações e intensidades, que ocorrem na produção científica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em CI do Brasil, por meio da análise dos dados de pesquisa de Lança, Amaral e Gracioso (2018), com o apoio do algoritmo Apriori, para a construção de Regras de Associação, com base nas áreas de atuação dos coautores. Conclui-se, que as técnicas de Geração de Regras de Associação podem contribuir para a compreensão da interdisciplinaridade na ciência, ao identificar as relações e suas intensidades na construção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Roniberto Amaral, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar (NIT/Materiais). Doutor (2010) e Mestre (2006) em Engenharia de Produção e Bibliotecário (2003) pela UFSCar. Atuo na investigação da atividade de Inteligência Competitiva com base na abordagem das competências e sua aplicação à gestão tecnológica e inovação, por intermédio da elaboração e análise de indicadores de produção científica e tecnológica.

Denilson Sarvo Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando no programa Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009), MBA em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP (2014) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018). Atualmente é bibliotecário/documentalista no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos (SIBi-UFSCar) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, comunicação científica, repositórios institucionais, extração de informação em bases de dados e gestão de bibliotecas.

Mesailde Souza de Oliveira Matias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2015) Técnico em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Carlos , Brasil

Downloads

Publicado

2022-07-20

Edição

Seção

Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica