Palavras-chave:
Diretório Leopoldo de Meis, Sistema de Gestão da Informação, Pós-Graduação, Avaliação institucional, Producción científica
Resumo
Objetiva mapear os impactos do Diretório Leopoldo de Meis (DLDM) no monitoramento e na avaliação da produção científica e identificar os potenciais do sistema para a Gestão da Informação dos Programas de Pós-Graduação. O DLDM importa informações do Currículo Lattes dos docentes, via API BRAPCI. O DLDM possui características de um Sistema de Gestão da Informação, pois possibilita que o docente defina a sua produtividade para o Programa de Pós-Graduação de vínculo e facilita o armazenamento, a sistematização e a análise das produções e das atividades científicas, contribuindo para o preenchimento da Plataforma Sucupira e para a Avaliação Institucional.
Biografia do Autor
Darllon Pádua Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2018). Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Dados e Inteligência Artificial.
Jônatas Batista Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2014). MBA em gestão de projetos. MBA em Design Thinking. Atualmente é analista de negócios da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Divulgação Científica.
Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.
Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), com mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade e coordenador do Curso de Biblioteconomia EAD da UFRGS ? UAB/CAPES. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação, Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Brapci, Comunicação Científica, Dados de Pesquisa e Produção Científica. Implantou e coordena a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Membro do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica e do Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia da UFRGS.
Diogo Onofre Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Concluí meu curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciei, em 1972, minhas atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976 concluí meu Mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, meu Doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981 fiz meu Pós Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 fui Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia, Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995 fui Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998 fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Já publiquei mais de 500 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientei inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Supervisões de Pós-Doutorado e dezenas de alunos de Iniciação Científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atuo longo de toda minha vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, comecei a me envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientei várias Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Recentemente liderei a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro Coordenador. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.
Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
É graduada em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciência da Informação (Biblioteconomia), atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Comunitárias, Projetos de fomento ao livro e à leitura, Avaliação Institucional, Avaliação de Políticas Públicas em C&T, Bibliometria e Cientometria. Atualmente, realiza estágio Pós-Doutoral (2020-Atual) e atua como Docente Colaboradora no PPG em Educação em Ciência (PPGQVS-UFRGS)
Seção
Comunicação Oral - Bases de Dados, Periódicos e Fontes