Produção intelectual na Ciência da Informação

diretrizes para avaliação da Capes

Autores

Palavras-chave:

Ciência da informação, Diretrizes para avaliação da Capes, Indicadores bibliométricos, Produção intelectual

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor diretrizes para o sistema de avaliação da Capes para área de Ciência da Informação. O constructo metodológico congregou em uma análise da produção intelectual por meio dos dados extraídos na Plataforma Sucupira, apresentando indicadores quantitativos relacionados a produção de conhecimento no campo. Conclui-se que a área pode ser avaliada na dimensão qualitativa de análise dos produtos gerados por meio de metodologias consolidadas do campo da Ciência da Informação, como a análise de domínio e os de indicadores de produção, ligação, citação e de impacto, sendo fundamental considerar as características da área no processo avaliativo.

Biografia do Autor

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019). Foi presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) (2019-2020), representante discente no colegiado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2020) e estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração (SEBIB) no período de 2018 a 2019. Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em nível mestrado e membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação com foco na bibliometria e cientometria, ecossistemas de conhecimento e competência em informação.

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Orientador de Mestrado e Doutorado desde 2011, com 7 teses defendidas e outras 11 dissertações. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2017-2019 e 2019-2021); Coordenador do Observatório de Informação da UFSC; Responsável pelo Canal Estudos Métricos da Informação no Youtube; Responsável pelo DINTER com a Unimontes e pelo MINTER com a Polícia Federal; Foi sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2014-2016); Foi diretor de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2011-2012). Professor Associado III do Departamento de Ciência da Informação da UFSC (Graduação em Biblioteconomia/Arquivologia/Ciência da Informação e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Professor Visitante: (i) Universidad de Panamá, (ii) Universidad Nacional de la Republica Uruguai, (iii) Universidad Nacional de Cuyo, (iv) Universidad Carlos III de Madrid, (v) Université Montpellier III, (vi) Universidade Estadual de Londrina. Titulações: Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e em Documentação Audiovisual pela Universidad Carlos III de Madrid (2006); Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Membro do Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG); Editor da revista (i) Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication; Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; (iv) Revista Interamericana de Bibliotecología; Avaliador contínuo (i) Transinformação, (ii) Revista da ACB, (iii) Revista RBBD, (iv) Enancib no GT7 e GT8, (v) revista InCID, (vi) El Profesional de la Información, (vii) da 3ª, 4ª,5ª e 6ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, (viii) LiiNC em Revista, (ix) CBBD, (x) SNBU e (xi) Bibliotecas: anales de investigación. Especialista em Ciência da Informação, com ênfase em: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics, webometria e arquivometria), E-Science (mineração automatizada de dados), Visualização da Informação (Análise de Redes Sociais, Visualização analítica, Visualização de textos, Modelagem de Processo, Visualização temporal, Geolocalização de dados e Clusterização). ORCID: 0000-0002-4142-2061

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2016) tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacoinal do CEFET-MG e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também tem atuação como Colaborador em Projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Recuperação e Organização da Informação, Ciência de Dados, Data Mining, Text Mining e Web Mining.

Downloads

Publicado

2022-07-20