Programas de cooperação acadêmica internacional incentivam, efetivamente, a pesquisa colaborativa?

um estudo de caso sobre o programa Brasil-Alemanha de cooperação acadêmica (Probral)

Autores

Palavras-chave:

Cooperação acadêmica, Pesquisas colaborativas internacionais, Programas de fomento, Avaliação de programas, Probral

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade de programas de cooperação acadêmica com foco em pesquisas colaborativas. Com essa finalidade, realizou-se um estudo de caso sobre o Programa Brasil-Alemanha de Cooperação Acadêmica – Probral (Capes-DAAD).  A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se, como proxy, coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Propõe-se, neste trabalho, um método de rastreamento da produção acadêmica no âmbito de projetos conjuntos de pesquisa. Verificou-se, empiricamente, que houve, de fato, um incremento nas colaborações entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha

Biografia do Autor

Pablo Gabriel Ferreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (PPGCTS/UFSCar), Pablo Gabriel Ferreira é Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), lotado na Coordenação de Apoio à Inovação e à Pesquisa em Educação da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (Cinpe/CGV/DEB).

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Publicado

2022-07-20

Edição

Seção

Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica