Programas de cooperação acadêmica internacional incentivam, efetivamente, a pesquisa colaborativa?
um estudo de caso sobre o programa Brasil-Alemanha de cooperação acadêmica (Probral)
Palavras-chave:
Cooperação acadêmica, Pesquisas colaborativas internacionais, Programas de fomento, Avaliação de programas, ProbralResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade de programas de cooperação acadêmica com foco em pesquisas colaborativas. Com essa finalidade, realizou-se um estudo de caso sobre o Programa Brasil-Alemanha de Cooperação Acadêmica – Probral (Capes-DAAD). A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se, como proxy, coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Propõe-se, neste trabalho, um método de rastreamento da produção acadêmica no âmbito de projetos conjuntos de pesquisa. Verificou-se, empiricamente, que houve, de fato, um incremento nas colaborações entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha
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