Indícios de transgeracionalidade nas práticas de citação dos bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Bibliometria, Bolsistas de Produtividade, Ciência da Informação, Transgeracionalidade., Influências Intelectuais

Resumo

Objetiva identificar indícios de transgeracionalidade nas práticas de citações dos bolsistas de produtividade em pesquisa da Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos contemplaram a identificação dos pesquisadores; a constituição do corpus, referente a 2421 artigos de periódicos, identificados na Brapci, de 1972 a 2019; o processamento e análise dos dados. Apresenta como principais resultados os referentes mais profícuos das décadas de 1970 a 2010. Jaime Robredo foi o único autor citado nas cinco gerações consideradas nesta pesquisa, refletindo rigorosamente o conceito de transgeracionalidade. Pierre Bourdieu é o autor com maior quantidade de citações, presente em quatro décadas do período analisado.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Docente e pesquisador no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-20